Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Canil abre neste sábado para o ‘Dia do Carinho’

Visitantes poderão conhecer os cerca de 450 cachorros que estão à espera de um dono

Publicado por Poliany Mota
há 9 anos

POR EDUARDO MAIA

Canil abre neste sbado para o Dia do Carinho

Participantes poderão brincar com os animais, dar banho, tosar e até conceder um novo abrigo (Foto: Olavo Prazeres/06-02-15)

Olhares amedrontados, alguns ferozes, outros tantos carentes. Quem chega no Canil Municipal encontra dezenas de animais à espera de um lar. Ansiosos, latem, abanam o rabo e até pulam nas grades para ficar mais próximos de quem chega. Neste sábado (7), o canil estará aberto a voluntários, principalmente cuidadores e representantes de entidades de proteção animal, que queiram oferecer carinho, cuidado e atenção a estes bichinhos abrigados. Vítimas de abandono, maus-tratos ou mesmo deixados na portaria do canil, todos os cães aguardam a adoção. No total, são cerca de 450 cachorros, entre filhotes e adultos, alguns já estão lá há quatro anos. Trancados nas baias compartilhadas, eles estão à espera de um dono que possa tornar sua rotina menos triste.

A ação deste sábado foi inicialmente denominada pelos protetores como “Mutirão da compaixão”. Agora, nesta segunda edição, com o apoio do Demlurb, passa a se chamar “Dia do carinho”. Em uma manhã repleta de afagos e cuidados, os participantes poderão brincar com os animais, dar banho, tosar e até conceder um novo abrigo. A expectativa é reunir pelo menos 50 pessoas no ato, além de arrecadar medicamentos, ração, vitaminas e patês nutritivos.

“Tenho costume de pegar cachorro no canil, levar para casa, tratar e doar. Numa das vezes que visitei, tinha um poodle muito maltratado, coberto de pelos, sofrendo debaixo daquela capa. Consegui no Facebook um tosador para ir até o canil comigo e, daí, uma amiga teve a ideia de organizar o mutirão. Quando vi, muita gente já estava interessada em participar”, conta a protetora Miriam Neder. Segundo ela, na última edição, aproximadamente 70 cães receberam os cuidados dos voluntários, recebendo alimento, sendo tosados, vacinados e vermifugados.

Parceria

De olho na proteção animal, a professora do curso de direito da UFJF, Jussara Araujo Almeida, reforça que as iniciativas do Poder Público necessitam ser ainda mais incisivas para garantir condições dignas de vivência dos cães. “Algumas melhorias já foram feitas no canil. Já estivemos lá em datas anteriores e encontramos cachorros deficientes de vitaminas, em situação precária. Uma amiga havia conseguido um lar para um dog alemão, e, dias antes de o novo dono buscar, acabou morrendo no canil. Nem remédio para carrapato tinha. Hoje nós temos a resposta de que estas situações serão contornadas, mas muito ainda precisa ser feito. O mutirão está cumprindo o papel de propor este contato dos animais com a gente”, reforça.

O diretor-geral do Demlurb, Marlon Martins, explica que a iniciativa é mais um passo para consolidar esta parceria entre o Poder Público e as entidades. “Estamos criando um conselho consultivo e deliberativo para que os protetores nos ajudem na gestão do canil. Havia uma segregação entre canil e ONG, e estamos querendo fazer o contrário. Hoje é o ‘Dia do carinho’. Nosso objetivo é dar publicidade para mostrar que os animais aqui estão disponíveis para adoção. Há pessoas que pagam valores altos por um animal, enquanto aqui há cães precisando de um lar. A denominação é exatamente porque as ONGs possuem este carinho extremo, têm a capacidade de tirar o estresse do cachorro, e queremos fazer isso o maior número de vezes possível”, completa.

De acordo com o médico veterinário Elias Edimar Petres Júnior, o animal que chega ao local recebe a primeira dose da vacina contra doenças e é vermifugado. O “Dia do carinho” será neste sábado, das 9h às 13h. Diariamente o canil fica aberto das 9 às 11h e das 13 às 15h30. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro Nova Benfica, Zona Norte.

http://www.youtube.com/embed/ANsT0AQBmJ8

Fonte: http://www.tribunademinas.com.br/canil-abre-neste-sabado-paraodia-do-carinho/#comment-11492

  • Publicações21
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações869
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/canil-abre-neste-sabado-para-o-dia-do-carinho/165913317

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)