Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Vereador acusa plano “São João de Deus Saúde” de lesar usuários

Dois hospitais suspendem atendimento

Publicado por Poliany Mota
há 10 anos

Poliany Mota

“Milhares de pessoas estão sendo lesadas, para não dizer roubadas”, afirmou o vereador Nilmar Eustáquio (PSC) sobre o plano de saúde São João de Deus, durante seu pronunciamento na reunião da Câmara dessa terça-feira (24). O parlamentar usou seu tempo no plenário para denunciar os problemas enfrentados pelas pessoas que precisam de um serviço médico, mas não são atendidas pelos hospitais, clínicas e profissionais credenciados por falta de pagamento do plano, situação vivida por ele próprio, como contou.

“Eu também passei por essa humilhação nesse final de semana. A minha esposa teve que ser internada para uma cirurgia, estava com muitas dores. Ela havia sido internada na quarta-feira [18], então estava apta [para o procedimento cirúrgico]. O hospital afixou uma placa dizendo que a partir das 00h de sábado para domingo não faria mais atendimento a esse plano de saúde, a passar daquela data o hospital não faria mais a cirurgia por falta de pagamento pelo plano de saúde”, relatou Nilmar.

O parlamentar afirmou que não desaprova os profissionais da saúde pela atitude. “Nós nem podemos criticar os médicos e os hospitais da nossa cidade. Nós temos nessa casa o vereador Dr. Delano, que segundo ele, o Plano de Saúde São João de Deus lhe deve mais de R$ 20 mil. São dezenas de outros médicos e clínicas que não recebem, então todos estão saindo”.

Nilmar chegou a falar que até então tinha se mantido em silêncio a respeito da instituição, porém, após o próprio ter passado pela situação resolveu se pronunciar.

“Se o hospital está em crise isso não é problema meu, não é problema da população e nós não podemos pagar com a nossa saúde, com nossa vida, com humilhação e irresponsabilidade de uma desorganização”, alegou.

O vereador ainda questionou a instituição quanto ao uso de verbas destinadas ao hospital e o acusou de propaganda enganosa, por causa de anúncios sobre o plano de saúde, publicados em jornais da cidade.

“Os deputados Domingos Sávio, Jaime Martins e Fabiano Tolentino estão cansados de encher esse hospital de dinheiro e cadê esse dinheiro? A população está cansada de contribuir e não ter a contrapartida, a retribuição. Isso é caso de polícia, de Ministério Público, dessa casa e da população deixar de ser covarde”, “Pega jornais para vocês verem, tem meia página com patrocínio desse plano, isso é crime, é propaganda enganosa. As pessoas que não falam são patrocinadas. Será que um patrocínio vale mais que uma vida?” questionou.

Levantamento

A reportagem do PORTAL entrou em contato com o Hospital Santa Lúcia e o Santa Mônica que afirmaram não atender mais pacientes pelo plano de saúde São João de Deus. A gerência do Santa Lúcia confirmou que a suspensão foi por falta de pagamento. Desde as 24h do último sábado não são feitos mais atendimentos pelo convênio.

Os casos de urgência e aqueles pacientes que já estavam em tratamento terão os atendimentos mantidos pelo convênio. Um comunicado foi pregado no hospital informando os pacientes. A gerência não informou o valor da dívida.

“O Hospital Santa Lúcia, em respeito aos seus clientes e visando resguardar os interesses dos mesmos, deixa registrado que por questões financeiras, o contrato formalizado com a Operadora de Saúde São João de Deus Saúde, está suspenso a partir de 21/06/14, até que sejam solucionadas as pendências existentes e portanto por período indeterminado não atenderá aos beneficiários deste Plano”, consta na nota.

Já no São Judas Tadeu o atendimento continua normal com exceção de pediatras, pois não há médicos atendendo nesta área.

Alguns consultórios médicos também confirmaram à reportagem por telefone que não estão atendendo pelo plano por falta de pagamento. Este é o caso, por exemplo, do médico Antônio Carlos Ferreira. Há também alguns que atendem apenas a partir da segunda consulta.

Instituição

Até o fechamento dessa matéria o Hospital São João de Deus não se pronunciou sobre o caso. Segundo a Assessoria de Comunicação da instituição, a demanda foi repassada para a direção, mas, pelo fato do hospital estar realizando um balanço, o superintendente do São João de Deus, Afrânio Emílio Carvalho Silva, deve se pronunciar até o final da semana.

  • Publicações21
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações384
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vereador-acusa-plano-sao-joao-de-deus-saude-de-lesar-usuarios/125092495

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho válido ressaltar que o vereador só denunciou porque sentiu na pelé. continuar lendo