Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Deputados do centro-oeste defendem flexibilização da voz do Brasil

Para eles autonomia das rádios faz parte da liberdade de expressão

Publicado por Poliany Mota
há 10 anos

Poliany Mota

Se depender dos deputados federais Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins (PSD) as emissoras de radiodifusão de Divinópolis finalmente poderão ter autonomia para decidir qual o melhor horário para colocar no ar o programa “A Voz do Brasil” e poderem proporcionar aos ouvintes a cobertura de assuntos de maior importância local, que venham a ocorrer no horário das 19 horas.

Os deputados sinalizaram que são totalmente favoráveis ao projeto. Domingos defendeu que a mudança é importante para a população, mas frisou que não deveria ser adotada apenas em função do mundial de futebol.

“Sempre defendi a aprovação dessa lei, não apenas por causa de Copa do Mundo. Acho até vergonhoso que algumas providências no Brasil sejam tomadas apenas por essa razão. Nós temos que pensar no Brasil no dia a dia. É preciso flexibilizar o horário por uma razão simples: nós não podemos, numa democracia, continuar usando práticas da ditadura, para obrigar as pessoas a ouvirem determinada coisa em razão do interesse do estado e não do cidadão”.

Jaime Martins, que já chegou a apresentar requerimento de inclusão do projeto na pauta do dia, defendeu que a mudança deve ser vista como parte do direito de liberdade de expressão.

“Acho que essa flexibilização é uma vontade da população e não se trata de acabar com A Voz do Brasil. As pessoas poderão escolher o melhor momento para ouvir o programa, porque sempre haverá uma emissora transmitindo, seja às 19 horas, as 20 ou 21 horas. Acho que isso é bom, faz parte da liberdade de expressão, mas, sobretudo da liberdade de opção do ouvinte” concluiu.

Domingos também ressaltou sobre a importância de manter A voz do Brasil como instrumento de democratização e informação, entretanto, sem ter que obrigar todas as rádios a pararem, no mesmo horário, em função do programa estatal.

“Você pode ter situações em que para a comunidade seja mais importante, naquele horário de 19 horas, transmitir outro assunto. Nesse mesmo horário pode haver um assunto de maior importância para a comunidade, por exemplo, um acidente grave, uma rodovia interditada, ou estar sendo debatido na Câmara um projeto como o Plano Diretor. Se as rádios quiserem transmitir ao vivo são proibidas, por causa da Voz do Brasil, que é 99% gravado e pode ser transmitido mais tarde. Se a lei for aprovada a população vai ganhar muito podendo, naquele horário, escolher o que é mais importante para ela”, concluiu.

http://portalcentrooeste.com/2014/05/deputados-do-centro-oeste-defendem-flexibilizacao-da-voz-do-brasil/

  • Publicações21
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-do-centro-oeste-defendem-flexibilizacao-da-voz-do-brasil/119756429

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O governo brasileiro nunca ofereceu de fato um regime com total liberdade de expressão.
Desde os tempos de Marechal Deodoro, o Brasil clausura as ideias, tornando o nome República Democrática, uma faixada fajuta. Vários pontos do passado confirmam esta fragilidade da diretoria nacional: Como explicar os votos de cabresto 50 anos após a Proclamação da República? E hoje, seria permitido a um país democrático obrigar o cidadão a votar a ouvir itens de interesse político como a Voz do Brasil e o horário reservado em épocas de eleições?
São essas perguntas sem respostas que desvenda as inverdades da política nacional. continuar lendo

Embora não seja caso para rir, chega a ser engraçada essa democracia brasileira. Concordo plenamente plenamente com você.
Mas também acho que a gente acaba aceitando ser obrigado a ouvir esses itens. Todo mundo reclama, porém, ninguém quer fazer nada, entende?
Brasileiro acha que so o governo tem que tomar atitude. continuar lendo