Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Obrigatoriedade de simuladores em auto-escolas pode não entrar em vigor

Projeto é discutido hoje em Brasília

Publicado por Poliany Mota
há 10 anos

Poliany Mota

Será discutida hoje (23) em assembléia pública, em Brasília, a obrigatoriedade dos simuladores nas auto-escolas. Um dos motivos do debate é a justificativa do projeto, que coloca o equipamento como solução para diminuir o número de acidentes no trânsito. Com a aprovação, as empresas teriam que se adequar até o dia 30 de junho.

“A proposta é para diminuir o número de acidentes, porém, ainda não tem nenhum estudo que prove que há a redução. O equipamento é novo, agora que está começando a ser usado, até mesmo em países da Europa. Se fosse justificado como um modo de melhorar a aprendizagem, acredito que já teria sido aprovada.”, explicou o proprietário de uma auto-escola de Divinópolis, Carlos Henrique Cônsoli.

No início do mês, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania rejeitou um projeto que apoiava a norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ainda há um projeto de decreto legislativo, pronto para ser votado no Plenário, que suspende a norma do Contran.

A princípio as auto-escolas teriam que estar com o simulador até o dia 1º de janeiro deste ano, no entanto, o prazo acabou revogado porque, além de as auto-escolas não estarem preparadas para adquirir o equipamento, tinham poucas empresas oferecendo o produto. Carlos Cônsoli garante que as empresas de Divinópolis já estão preparadas para adquirir o simulador, mas que aguardam uma definição do Contran, a partir da reunião desta terça.

“Nossa escola está prepara para adquirir esse equipamento, todas as escolas de Divinópolis estão. Ele vai ser muito bom para a auto-escola e para o aluno, pois permite que ele simule arrancadas, freadas bruscas e situações de chuva e neblina, por exemplo.”, comentou.

Projeto

A resolução do Contran exige a prática no simulador com carga horária total de 5 horas, divididas em aulas de 30 minutos, com intervalo de 30 minutos, e ministrada após o início da parte teórica e antes da expedição da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular.


http://portalcentrooeste.com/2014/04/obrigatoriedade-de-simuladores-em-auto-escolas-pode-nao-entrar-em-vigor/

  • Publicações21
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações655
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obrigatoriedade-de-simuladores-em-auto-escolas-pode-nao-entrar-em-vigor/117151740

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante! continuar lendo